CIÊNCIAS -6º ANO- TURMA: 62


ATIVIDADE DE CIÊNCIAS – 6º ANO – Prof.ª: QUELI CARDOZO 
 AULA: 14/04/20 E 17/04/20
 NÚMERO DE PERÍODOS:2

Atividade 1
Nesta aula vocês irão copiar o conteúdo disponibilizado abaixo em seus cadernos.

CROSTA TERRESTRE OU LITOSFERA

Como ela se formou?

Se remontarmos ao início da formação da Terra – há aproximadamente 4,5 bilhões de anos – saberemos que o nosso planeta foi durante milhões de anos uma esfera incandescente formada por gases e rocha líquida. Com o decorrer do tempo geológico  a superfície do planeta – a litosfera – foi lentamente se resfriando e as rochas gradualmente foram adquirindo a consistência mais firme que conhecemos hoje. 
A espessura desta camada pode variar entre cerca de 40 km a 280 km de profundidade. Ela termina no local onde os minerais na crosta terrestre começam a ficar mais viscosos e fluidos. A profundidade certa onde se dá a solidificação dos materiais depende de vários fatores: a composição química do local, as condições de temperatura e de pressão que atuam sobre o material.
A litosfera é constituída por minerais e rochas – agregados sólidos naturais compostos de um ou mais minerais. As rochas podem ser metamórficas, sedimentares ou magmáticas (também chamadas de ígneas).


Os Tipos de Rochas


Há vários tipos de rochas e minerais. Vamos primeiro classificar as rochas em três tipos principais: rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas. Toda rocha é formada por minerais, que são os tijolos elementares na formação de qualquer tipo de rocha.

Definição de uma rocha

O termo “rocha” é usado para descrever todos os materiais que compõem a crosta terrestre. Os materiais que compõem as rochas são chamados de minerais, ao contrário da matéria orgânica que compõe os seres vivos (carboidratos, lipídios e proteínas).
Nas temperaturas usuais que prevalecem na superfície da Terra, as rochas são sólidas, no entanto, a temperaturas mais altas, elas podem ser líquidas como a lava de um vulcão.
As rochas e o solo são elementos importantíssimos para nosso planeta e o desenvolvimento da vida.
Exemplo de rocha :


O que são minerais?
Os minerais são os tijolos elementares que compõe as rochas. Se uma rocha é feita de vários minerais, ela é chamada de rocha polida mineral.
Por exemplo, o granito consiste essencialmente em três tipos de minerais: micas, feldspatos, quartzo. 

Cada mineral possui uma composição química específica.
Há mais de dois mil tipos diferentes de minerais. Eles são formados pela união de vários tipos de átomos, como silício, oxigênio, alumínio, cálcio e ferro. As diferenças entre os minerais devem-se aos diferentes tipos de átomos que os formam e também à maneira como os átomos estão "arranjados". 


Tipos de Rochas 

     A crosta terrestre possui várias camadas compostas por três tipos de rochas que são formadas pela mistura de diferentes materiais. Essas rochas podem ser magmáticas ou ígneas, sedimentares ou metamórficas.
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Rochas magmáticas ou ígneas 
     As rochas magmáticas ou ígneas (ígneo vem do latim e significa "fogo") são originadas do interior da Terra, onde são fundidas em altíssima temperatura. Nas erupções de vulcões, essas rochas são lançadas do interior da Terra, para a superfície. Sofrem, então, resfriamento rápido e se solidificam. Outras vezes, ficam nas proximidades da superfície, onde se resfriam lentamente e, também, se solidificam.
Exemplo de rochas magmáticas:


. Rochas sedimentares 
     Esse tipo de rocha é chamado de rocha sedimentar e se forma a partir de mudanças ocorridas em outras rochas. Chuva vento, água dos rios, ondas do mar: tudo isso vai, aos poucos, fragmentando as rochas em grãos de minerais. Pouco a pouco, ao longo de milhares de anos, até o granito mais sólido se transforma em pequenos fragmentos. Esse processo é chamado de intemperismo.
Exemplo de rochas sedimentares: 

Rochas metamórficas 

    As rochas metamórficas são assim chamadas porque se originam da transformação de rochas magmáticas ou sedimentares por processos que alteram a organização dos átomos de seus minerais. Surge, então, uma nova rocha, com outras propriedades e, às vezes, com outros minerais.


Ciclo das rochas na natureza

O Ciclo das Rochas inicia-se com a destruição das rochas da superfície pela ação dos agentes externos, como o intemperismo e a erosão ou a aglutinação de ambos. Os produtos resultantes da destruição são transportados por diversos fluidos, passando a circular sobre a superfície terrestre por ação do calor solar e pela gravidade. Quando cessa a energia que os fazem circular, eles depositam-se nas regiões mais baixas, formando então as rochas sedimentares. Com o passar do tempo as rochas sedimentares são sepultadas a grandes profundidades, sofrendo consequentemente o efeito do calor terrestre e se tornando cada vez mais duras. Nos níveis mais profundos, cerca de 10 a 30 km, a temperatura e a pressão são maiores, acontecendo a transformação em rochas metamórficas. A temperatura continua aumentando cada vez mais, ocorre a fusão e ela se transforma em rocha ígnea. Devido a ação do movimento do manto, ocorre o processo de levantamento dessa rocha ígnea, cada vez mais, ela tende a subir a níveis superiores. Após milhões de anos, finalmente a rocha chega à superfície terrestre e novamente começa a sofrer a ação dos agentes externos, reiniciando assim o ciclo.


Pedras preciosas 
   As gemas são rochas muito duras. São riquezas existentes no subsolo, comumente conhecidas como pedras preciosas. As jazidas de esmeralda, rubi, diamante e outras são raras por isso essas pedras têm grande valor comercial. 
   No subsolo, também são encontradas jazidas de metais, por exemplo, ouro, ferro, manganês, alumínio, zinco, cobre, chumbo. 
      Há ainda as jazidas de material de origem orgânica, conhecidas como combustíveis fósseis - formadas a partir da transformação de restos de plantas e animais. O carvão-de-pedra (hulha) e o petróleo são exemplos desses combustíveis, recursos energéticos, ou seja, substâncias utilizadas na produção de energia.

Até a próxima aula!!!!!


AULA: 20/04/20 E 24/04/20
 NÚMERO DE PERÍODOS:2

Atividade 1

Nesta atividade vocês irão pesquisar as  rochas e suas utilidades em nosso dia a a dia , conforme a lista abaixo  onde vocês irão armazenar  o registro da sua pesquisa em seu caderno.

Na  pesquisa de vocês deverá  constar os seguintes itens para cada rocha, e deverá ser apresentada  no caderno em forma de quadro:
● É uma rocha sedimentar, metamórfica, magmática,mineral ou uma pedra preciosa?
● Qual a sua constituição?
● Quais são as suas utilidades para nós?

As principais rochas ou pedras preciosas são:


Basalto;
Argila;
Ardósia;
Marmoré;
Granito;
Diamante;
Quartzo;
Granada;
Brita;
Pedra pomes;
Calcário;
Talco;


Algumas sugestões de referências bibliográficas para a realização da pesquisa:




AULA: 27/04/20
 NÚMERO DE PERÍODOS:1

Atividade 1

Nesta atividade vocês irão copiar e responder em suas cadernos as seguintes questões de fixação sobre rochas e minerais:
1. Copie e complete as frases usando as palavras do quadro a seguir.

a) As ........................  são formadas por dois ou mais.................
b) As rochas ígneas ou ....................... são formadas pelo resfriamento do.............
c)As rochas magmáticas...................... são formadas pelo resfriamento lento do magma, no interior da crosta terrestre.
d)As rochas magmáticas que se formam na superfície da crosta terrestre são denominadas rochas magmáticas......................
e) A água, os seres vivos, a variação da temperatura (calor e frio) e as substâncias químicas podem provocar um desgaste lento e contínuo das rochas; esse processo recebe o nome de.............
f) Se um mineral ou uma rocha apresenta aplicação econômica, ou seja, valor industrial ou comercial, é chamado de.................

2. A fotografia mostra a região de contato entre dois tipos de rocha: granito e gnaisse, na Pedra do Arpoador, na cidade do Rio de Janeiro (RJ).


A respeito dessas rochas, responda:
a) De que tipo de rocha é o granito?
b) De que tipo de rocha é o gnaisse?
c)O granito se transformou em gnaisse ou o gnaisse se transformou em granito? Justifique.

3. Observe atentamente a fotografia abaixo e responda:


a) Qual é o tipo de rocha que você consegue identificar?
b) Qual é a característica mais marcante dessas rochas?
c)Quais são os fatores do ambiente que provocam o desgaste natural dessas rochas?

4. A figura abaixo representa paleontólogos escavando em uma região com diversos fósseis.


a) A figura ilustra um tipo de rocha. Como você a classifica? Justifique.
b) Caso os pesquisadores encontrem fósseis em outra rocha dessa formação, como poderão saber qual é mais antigo ou mais recente?

5. A classificação das rochas pode ser feita com base na sua origem, conforme mostra o diagrama a seguir:


Usando o que você aprendeu, em seu caderno, escreva as palavras que substituem as letras de A a F.

6. As rochas relacionam-se com as alterações que ocorrem no planeta: variações de temperatura e pressão, movimentos das placas tectônicas, abalos sísmicos e vulcanismo. Além desses fatores, o intemperismo também causa alterações nas rochas. Essas transformações contínuas, que acontecem em um período muito longo de tempo, podem ser representadas simplificadamente pelo ciclo das rochas, mostrado na ilustração abaixo.


Analise o esquema e responda às questões:
a) Qual é o nome do fenômeno representado no quadro E?
b) Qual é o nome do material expelido nesse fenômeno?
c)Qual é o tipo de rocha originado pelo resfriamento deste material (quadro A)
d)Qual é o nome do fenômeno que transforma as rochas representadas no quadro A em pequenos fragmentos representados no quadro B?
e) Qual é o tipo de rocha formado pela deposição dos fragmentos do quadro B (representado no quadro C)?
f) Que tipo de rocha representado no quadro D é formado quando as rochas representadas no quadro C sofrem alterações de pressão e temperatura?
g) As rochas representadas no quadro D podem sofrer com o aumento de pressão e de temperatura que provoca fusão parcial e origina um material pastoso que é lançado na atmosfera. Qual é o nome desse material?
h) Quais são os números das setas que indicam a ação do intemperismo?
i)Qual é o número da seta que indica a transformação de uma rocha ígnea em metamórfica?



INFORMAÇÕES IMPORTANTES:

1ª: TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM CIÊNCIAS DEVERÃO ESTAR EM SEUS CADERNOS;

2ª: NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS IREI OLHAR OS CADERNOS, PARA AS SEGUINTES AVALIAÇÕES: PARTICIPAÇÃO (1 PONTO) E ATIVIDADES DIÁRIAS(2 PONTOS);

3ª QUALQUER MUDANÇA EM RELAÇÃO AS AULAS, VOCÊS IRÃO ENCONTRAR, INFORMAÇÕES AQUI NO BLOG OU NO FACEBOOK DA ESCOLA;


4ª: BOAS FÉRIAS!!! ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS, E A PRINCÍPIO  SE TUDO CORRER BEM  E DENTRO DO ESPERADO!!!  A GENTE SE ENCONTRA EM JUNHO!!!  


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RETORNO DAS AULAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

01/06/2020

NESTE RETORNO DAS ATIVIDADES ONLINE PROSSEGUIREMOS DA SEGUINTE MANEIRA:

AS AULAS RELATIVAS A 1º QUINZENA DE JUNHO SERÃO TODAS DE REVISÃO DO CONTEÚDO, ONDE VOCÊS IRÃO ASSISTIR VÍDEOS DE REVISÃO DO CONTEÚDO (ATRAVÉS DE LINK), E POSTERIORMENTE EXERCÍCIOS DE REVISÃO RELATIVOS A CADA CONTEÚDO REVISADO, PRESTE ATENÇÃO NAS INFORMAÇÕES, CONTIDAS EM CADA ATIVIDADE, PARA NÃO COMETERAM ERROS!!!

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AULA: 01/06/20
 NÚMERO DE PERÍODOS:1

Atividade 1
Nesta atividade vocês irão assistir um vídeo de revisão sobre "A terra e a sua composição", disponível no link abaixo:
OBS.: A qualidade do áudio do vídeo fica melhor de vocês fizerem o download do vídeo. 

Atividade 2
Nesta atividade vocês irão responder as questões   de revisão sobre "A terra e a sua composição", disponível no link abaixo:
https://forms.gle/Ti1Nx74RcFXGB7dXA

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AULA: 05/06/20
 NÚMERO DE PERÍODOS:1

Atividade 1
Nesta atividade vocês irão assistir um vídeo de  sobre "Sistema Terrestre", disponível no link abaixo:
OBS.: A qualidade do áudio do vídeo fica melhor de vocês fizerem o download do vídeo. 


Atividade 2 
Nesta atividade vocês irão copiar no caderno os slides  sobre "Sistema Terrestre", disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1FfpsJLLtHtK2hOxR_xldNQ9rZRSczuCj/view?usp=sharing

Atividade 3 
Nesta atividade vocês irão copiar e responder no caderno os exercícios  sobre "Sistema Terrestre", disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1xTvv9BUrN0VqQ2S_4bcu5iaenzlMVmYi/view?usp=sharing


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AULA: 08/06/20 e 12/06/20
 NÚMERO DE PERÍODOS:2


Atividade 1
Nesta atividade vocês irão copiar no caderno o conteúdo  sobre "Camadas da Atmosfera", disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1fsE_c8wi_37pPtPtCqZHcHaDirABPf0G/view?usp=sharing

Atividade 2
Nesta atividade vocês irão assistir um vídeo sobre conteúdo  "Camadas da Atmosfera" de autoriSuper Jamila Inglês , disponível no link abaixo:


Atividade 3
Nesta atividade vocês irão copiar e responder no caderno os exercícios de revisão  sobre "Camadas da Atmosfera", disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1YfwTvOc29cOEtrBIuZ64byj2UT3Z-izE/view?usp=sharing

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NOVAS INFORMAÇÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ACORDA!!!!

Favor assistam o vídeo disponível no link abaixo sobre como serão as nossas avaliações!!!!!

Para quem quiser saber como escanear as suas atividades e enviar para o email da professora assista o vídeo disponível no link abaixo:


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AULA: 15/06/20 e 19/06/20
 NÚMERO DE PERÍODOS:2



Atividade 1
Nesta atividade vocês irão assistir um vídeo explicativo sobre "Rochas e os Tipos de Rochas" , disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1v0BP3tyn2d4FlWpeKWipaRgRHM_4XBHh/view?usp=sharing


Atividade 2
Nesta atividade vocês irão copiar e responder no caderno os exercícios de fixação sobre  "Rochas e os Tipos de Rochas" disponível no link abaixo:


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AULA: 22/06/20 e 26/06/20
 NÚMERO DE PERÍODOS:2



Atividade 1
Nesta atividade  vocês irão responder a um questionário avaliativo sobre a pesquisa que vocês realizaram na aula do dia 20 e 24/04/20, sobre "Rochas e pedra Preciosas", disponível no link abaixo:
https://forms.gle/PLWtELoKbFnMngnm8


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AULA: 29/06/20 e 03/07/20
 NÚMERO DE PERÍODOS:2



Atividade 1
Nesta atividade vocês  irão copiar e responder no caderno  os textos "O Ciclo das Rochas e Por Dentro da Matéria", disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1BunFWNWuxFYREYunjQbnFn2YUWGc27Nu/view?usp=sharing


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PRÓXIMAS ATIVIDADES NO GOOGLE SALA DE AULA!!!!!!!!!

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