Nesta aula vocês irão copiar o conteúdo disponibilizado abaixo em seus cadernos.
Modelos
atômicos!!! Tudo o que você precisa saber para seguir na química!!!
Como
tudo começou.....
Quando Demócrito
e Leucipo apresentaram a teoria
atômica 500 anos a.c., seus pensamentos não
foram aceitos pela comunidade grega daquele período. Só depois de dois mil e
trezentos anos é que os primeiros modelos atômicos começaram
a surgir.
Durante
esse tempo, as civilizações acreditavam que a matéria era formada de terra, ar,
água e fogo, os quatro elementos principais da natureza.
O
que é um átomo?
A palavra átomo vem do grego e
significa indivisível. Como você já
deve ter percebido, o seu conceito está atrelado ao conceito de matéria, que é tudo aquilo
que tem massa e ocupa lugar no espaço.
Sendo assim, a não divisibilidade da
matéria em um certo ponto foi o que inspirou os modelos
atômicos, que foram baseados em experimentos feitos por alguns cientistas.
Modelos atômicos
Foram os pensadores gregos que disseram pela
primeira vez que a matéria poderia ser dividida até um certo ponto.
O primeiro modelo
atômico só surgiu no século
XIX. Antes de se chegar nessa estrutura que descrevemos, foi imprescindível a
evolução dos modelos atômicos, por isso, veremos alguns deles a seguir.
Evolução
dos modelos:
1º Modelo Atômico: Modelo de Dalton
O primeiro modelo atômico foi proposto por John Dalton, em 1808.
Apoiado no modelo grego, o cientista afirmava que o átomo era uma esfera maciça, indivisível e indestrutível, o que para ele representava a menor porção da matéria.
O modelo atômico de Dalton ficou conhecido como “bola de bilhar”. Por que uma esfera? Porque
as esferas não têm vértices e nem arestas, são as figuras geométricas mais
difíceis de se quebrar.
2º Modelo Atômico:
Modelo de Thomson
Na segunda metade do
século XIX, temos o surgimento da energia e a utilização da corrente elétrica, uma ferramenta nova
para a ciência, que Thomson emprega em um experimento com raios catódicos.
Descobre o elétron dentro do átomo,
colocando duas placas com cargas elétricas, uma positiva e uma negativa. Dessa
maneira, se o átomo não possuísse nenhuma carga, não seria atraído por nenhuma
delas.
A teoria de que o átomo era indivisível, agora
cai por terra e Thomson
diz que ele é composto por uma massa positiva, na qual estão incrustados os elétrons, que
são negativos.
Por que eles não
saem dessa massa? Porque a carga negativa é atraída pela positiva, por isso
eles não se separam.
O átomo continua, no modelo atômico de Thomson, sendo
esférico, maciço (massa positiva e partículas negativas), e ficou conhecido
como “pudim de passas”.
3º Modelo Atômico: Modelo de Rutherford
No
século XX, é descoberta a radioatividade e,
assim, em 1911, Rutherford utiliza o polônio em seu experimento, um elemento radioativo que
emite uma partícula denominada
alfa.
Milhares
dessas partículas foram
lançadas contra uma placa de ouro e esperava-se que,
se o átomo fosse realmente maciço, as partículas
alfa não a ultrapassariam.
Para
sua surpresa, a grande maioria
atravessou o obstáculo, sendo que poucas sofreram
desvios e voltaram.
As
que voltavam levaram Rutherford a perceber que algo nesse átomo era
maciço, que era o núcleo, então, a partir desse momento,
ele o dividiu em duas partes: núcleo e eletrosfera.
4º Modelo Atômico: Modelo de Rutherford-Bohr
O modelo atômico de Rutherford ainda
deixou um questionamento que foi respondido por Bohr. Por que o elétron não cai no núcleo, já que
suas cargas se atraem?
Mesmo que as cargas sejam atraídas, existe uma energia que as
impede de cair, que é a
energia quântica.
O átomo de Bohr é
o de Rutherford, acrescentando-se
a energia quântica.
O que isso significa? Que Bohr também diz que os elétrons giram em torno do
núcleo, mas em órbitas
quantizadas.
Os elétrons se comportam de
forma estacionária, ou seja, só giram na
mesma órbita, de forma fixa e constante, o que o impede de cair.
Conteúdo adaptado de: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/06/15/modelos-atomicos/
Atividade 2
Agora para melhor fixação do conteúdo assista o vídeo do Descomplica disponibilizado no link abaixo:https://youtu.be/lDrKIqubzdw
Atividade 3
Agora que você assistiu o vídeo faça um esquema em seu caderno sobre as partículas subatômicas, que será o tema das nossas próximas aulas.
Até a próxima aula!!!!!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1ª: TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM QUÍMICA DEVERÃO ESTAR EM SEUS CADERNOS;
2ª: NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS IREI OLHAR OS CADERNOS, PARA AS SEGUINTES AVALIAÇÕES: PARTICIPAÇÃO (1 PONTO) E ATIVIDADES DIÁRIAS(2 PONTOS);
3ª QUALQUER MUDANÇA EM RELAÇÃO AS AULAS, VOCÊS IRÃO ENCONTRAR, INFORMAÇÕES AQUI NO BLOG OU NO FACEBOOK DA ESCOLA;
4ª: BOAS FÉRIAS!!! ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS, E A PRINCÍPIO; SE TUDO CORRER BEM E DENTRO DO ESPERADO!!! A GENTE SE ENCONTRA EM JUNHO!!!
2º Modelo Atômico:
Modelo de Thomson
Na segunda metade do
século XIX, temos o surgimento da energia e a utilização da corrente elétrica, uma ferramenta nova
para a ciência, que Thomson emprega em um experimento com raios catódicos.
Descobre o elétron dentro do átomo,
colocando duas placas com cargas elétricas, uma positiva e uma negativa. Dessa
maneira, se o átomo não possuísse nenhuma carga, não seria atraído por nenhuma
delas.
A teoria de que o átomo era indivisível, agora
cai por terra e Thomson
diz que ele é composto por uma massa positiva, na qual estão incrustados os elétrons, que
são negativos.
Por que eles não
saem dessa massa? Porque a carga negativa é atraída pela positiva, por isso
eles não se separam.
O átomo continua, no modelo atômico de Thomson, sendo
esférico, maciço (massa positiva e partículas negativas), e ficou conhecido
como “pudim de passas”.
1ª: TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM QUÍMICA DEVERÃO ESTAR EM SEUS CADERNOS;
2ª: NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS IREI OLHAR OS CADERNOS, PARA AS SEGUINTES AVALIAÇÕES: PARTICIPAÇÃO (1 PONTO) E ATIVIDADES DIÁRIAS(2 PONTOS);
3ª QUALQUER MUDANÇA EM RELAÇÃO AS AULAS, VOCÊS IRÃO ENCONTRAR, INFORMAÇÕES AQUI NO BLOG OU NO FACEBOOK DA ESCOLA;
4ª: BOAS FÉRIAS!!! ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS, E A PRINCÍPIO; SE TUDO CORRER BEM E DENTRO DO ESPERADO!!! A GENTE SE ENCONTRA EM JUNHO!!!
3º Modelo Atômico: Modelo de Rutherford
No
século XX, é descoberta a radioatividade e,
assim, em 1911, Rutherford utiliza o polônio em seu experimento, um elemento radioativo que
emite uma partícula denominada
alfa.
Milhares
dessas partículas foram
lançadas contra uma placa de ouro e esperava-se que,
se o átomo fosse realmente maciço, as partículas
alfa não a ultrapassariam.
Para
sua surpresa, a grande maioria
atravessou o obstáculo, sendo que poucas sofreram
desvios e voltaram.
As
que voltavam levaram Rutherford a perceber que algo nesse átomo era
maciço, que era o núcleo, então, a partir desse momento,
ele o dividiu em duas partes: núcleo e eletrosfera.
4º Modelo Atômico: Modelo de Rutherford-Bohr
O modelo atômico de Rutherford ainda
deixou um questionamento que foi respondido por Bohr. Por que o elétron não cai no núcleo, já que
suas cargas se atraem?
Mesmo que as cargas sejam atraídas, existe uma energia que as
impede de cair, que é a
energia quântica.
O átomo de Bohr é
o de Rutherford, acrescentando-se
a energia quântica.
O que isso significa? Que Bohr também diz que os elétrons giram em torno do
núcleo, mas em órbitas
quantizadas.
Os elétrons se comportam de
forma estacionária, ou seja, só giram na
mesma órbita, de forma fixa e constante, o que o impede de cair.
Conteúdo adaptado de: https://www.stoodi.com.br/blog/2018/06/15/modelos-atomicos/
Atividade 2
Agora para melhor fixação do conteúdo assista o vídeo do Descomplica disponibilizado no link abaixo:https://youtu.be/lDrKIqubzdw
Atividade 3
Agora que você assistiu o vídeo faça um esquema em seu caderno sobre as partículas subatômicas, que será o tema das nossas próximas aulas.
Até a próxima aula!!!!!
Até a próxima aula!!!!!
INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
1ª: TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS EM QUÍMICA DEVERÃO ESTAR EM SEUS CADERNOS;
2ª: NO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS IREI OLHAR OS CADERNOS, PARA AS SEGUINTES AVALIAÇÕES: PARTICIPAÇÃO (1 PONTO) E ATIVIDADES DIÁRIAS(2 PONTOS);
3ª QUALQUER MUDANÇA EM RELAÇÃO AS AULAS, VOCÊS IRÃO ENCONTRAR, INFORMAÇÕES AQUI NO BLOG OU NO FACEBOOK DA ESCOLA;
4ª: BOAS FÉRIAS!!! ESPERO QUE TUDO ESTEJA BEM COM VOCÊS, E A PRINCÍPIO; SE TUDO CORRER BEM E DENTRO DO ESPERADO!!! A GENTE SE ENCONTRA EM JUNHO!!!
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RETORNO DAS AULAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
01/06/2020
NESTE RETORNO DAS ATIVIDADES ONLINE PROSSEGUIREMOS DA SEGUINTE MANEIRA:
AS AULAS RELATIVAS A 1º QUINZENA DE JUNHO SERÃO TODAS DE REVISÃO DO CONTEÚDO, ONDE VOCÊS IRÃO ASSISTIR VÍDEOS DE REVISÃO DO CONTEÚDO (ATRAVÉS DE LINK), E POSTERIORMENTE EXERCÍCIOS DE REVISÃO RELATIVOS A CADA CONTEÚDO REVISADO, PRESTE ATENÇÃO NAS INFORMAÇÕES, CONTIDAS EM CADA ATIVIDADE, PARA NÃO COMETERAM ERROS!!!
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AULA: 05/06/20
NÚMERO DE PERÍODOS:1
Atividade 1
Nesta atividade vocês irão assistir um vídeo de revisão sobre "A História dos Modelos atômicos", disponível no link abaixo de produção da ccead puc-rio:
Atividade 2
Nesta atividade vocês irão copiar no caderno e responder as questões sobre "Modelos atômicos", disponível no link abaixo:
https://drive.google.com/file/d/1zpOZ-T78ohKVBsqvlKFFXZSpnN_yltO_/view?usp=sharing
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NOVAS INFORMAÇÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Favor assistam o vídeo disponível no link abaixo sobre como serão as nossas avaliações!!!!!
Para quem quiser saber como escanear as suas atividades e enviar para o email da professora assista o vídeo disponível no link abaixo:
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RETORNO DAS AULAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
01/06/2020
NESTE RETORNO DAS ATIVIDADES ONLINE PROSSEGUIREMOS DA SEGUINTE MANEIRA:
AS AULAS RELATIVAS A 1º QUINZENA DE JUNHO SERÃO TODAS DE REVISÃO DO CONTEÚDO, ONDE VOCÊS IRÃO ASSISTIR VÍDEOS DE REVISÃO DO CONTEÚDO (ATRAVÉS DE LINK), E POSTERIORMENTE EXERCÍCIOS DE REVISÃO RELATIVOS A CADA CONTEÚDO REVISADO, PRESTE ATENÇÃO NAS INFORMAÇÕES, CONTIDAS EM CADA ATIVIDADE, PARA NÃO COMETERAM ERROS!!!
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AULA: 05/06/20
NÚMERO DE PERÍODOS:1
Atividade 1
Nesta atividade vocês irão assistir um vídeo de revisão sobre "A História dos Modelos atômicos", disponível no link abaixo de produção da ccead puc-rio:
Atividade 2
Nesta atividade vocês irão copiar no caderno e responder as questões sobre "Modelos atômicos", disponível no link abaixo:
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NOVAS INFORMAÇÕES!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Favor assistam o vídeo disponível no link abaixo sobre como serão as nossas avaliações!!!!!
Para quem quiser saber como escanear as suas atividades e enviar para o email da professora assista o vídeo disponível no link abaixo:
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AULA: 12/06/20 E 19/06/20
NÚMERO DE PERÍODOS:2
Atividade 1
Nesta atividade vocês copiar no caderno de vocês o conteúdo "Partículas atômicas", disponível no link abaixo:
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AULA: 26/06/20 E 03/07/20
NÚMERO DE PERÍODOS:2
Atividade 1
Nesta atividade vocês irão assistir um vídeo onde eu fiz uma rápida revisão sobre os "Modelos e atômicos e explico as "Partículas atômicas", disponível no link abaixo:
Atividade 2
Nesta atividade vocês irão copiar e responder no caderno os exercícios sobre "Partículas atômicas", disponível no link abaixo:
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